Com profundo sentido pastoral e em chave sinodal, a Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) anuncia com alegria a realização do Encontro de Bispos da Amazônia, que será realizado pela primeira vez,de 17 a 20 de agosto de 2025, na cidade de Bogotá, Colômbia.
Este encontro, convocado pela CEAMA, reunirá os bispos das jurisdições eclesiais amazônicas dos nove países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela) que compartilham o bioma. Será uma ocasião privilegiada para fortalecer a colegialidade episcopale continuar a dar passos na construção de uma Igreja com face amazônica, sinodal, profético e comprometido com a vida dos povos e da Casa Comum.
Uma experiência inédita de comunhão e missão
El Cardeal Pedro Barreto, presidente da CEAMA, destacou o caráter histórico deste encontro:
“Nos encontraremos pela primeira vez na América Latina, todos nós que servimos ao Senhor como bispos e pastores da Igreja. O bispo preside a Igreja particular, mas também temos a responsabilidade de viver a colegialidade episcopal além das nossas próprias fronteiras. A língua amazônica não conhece fronteiras.”
O encontro acontece num ano particularmente significativo para a vida da Igreja. Em 2025, 60 anos do Concílio Vaticano II, um evento que promoveu o caminho da renovação eclesial numa perspectiva sinodal, e também recorda a cinco Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano, com especial destaque para a segunda, realizada em Medellín (1968), que concretizou as diretrizes conciliares para a nossa região.
Inspirado pelo Sínodo para a Amazônia e pelo pontificado de Francisco
O Cardeal Barreto também lembrou a proximidade constante do Papa Francisco com a Amazônia:
Desde o início do seu pontificado, o Papa tinha a Amazônia como foco. Em julho de 2013, no Rio de Janeiro, ele já nos dizia que precisávamos relançar o processo de evangelização nessa região.
O Encontro será também uma oportunidade para avaliar os frutos do Sínodo para a Amazônia (2019) e os cinco anos de existência da CEAMA como espaço sinodal de escuta, discernimento e ação eclesial no território.
Um espaço de diálogo entre gerações
O encontro contará com bispos com vasta experiência na região, além de novos pastores que se juntam com entusiasmo à jornada amazônica.
“Que alegria é estarmos reunidos, todos e cada um de nós: aqueles que já têm alguma experiência nesta jornada amazônica, e aqueles jovens bispos, pastores das Igrejas particulares, que juntos podem dar esse rosto amazônico à nossa Igreja”, disse o Cardeal Barreto.
Uma Igreja que caminha junta na vida do território
Com este apelo, a CEAMA reafirma o seu compromisso com uma Igreja que caminha ao ritmo do povo, que escuta os clamores da Amazônia, que cuida de sua biodiversidade e se deixa transformar por suas culturas.
Este Encontro não é apenas um encontro institucional, mas sim uma expressão concreta da sinodalidade missionária, onde os pastores poderão compartilhar seus desafios, experiências, aprendizados e propostas para continuar construindo juntos uma Igreja com o sabor, a cor e o coração da Amazônia.
“Que Deus nos abençoe e esperamos vocês com muito amor.”, conclui o Cardeal Barreto.
