De 17 a 20 de agosto de 2025, em Bogotá (Colômbia), a Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) reunirá bispos de toda a Pan-Amazônia para refletir, discernir e projetar juntos o caminho pastoral da Igreja nesta região fundamental para a humanidade. Será a primeira grande reunião episcopal amazônica após o Sínodo para a Amazônia de 2019, um momento histórico que continua marcando o ritmo da missão eclesial nos territórios amazônicos.
Mons. Alain René Ransay, bispo da Diocese de Cayena (Guiana Francesa), participará deste encontro com espírito aberto e esperançoso. “Estou muito emocionado por descobrir como os bispos amazônicos podem cooperar para implementar Querida Amazônia e o Sínodo sobre a sinodalidade”, disse ele em diálogo com a CEAMA.
Para ele, o encontro em Bogotá é um espaço para ouvir, compartilhar e discernir, sem ideias preconcebidas, mas com uma profunda disposição para acolher o que o Espírito inspirar. “Levo perguntas e expectativas, mas sem preconceitos”, afirma, reconhecendo que o caminho sinodal exige abertura, paciência e comunhão.
Olhando para os últimos anos, Dom Ransay se sente inspirado pela capacidade da Igreja na Amazônia de se manter fiel às culturas e realidades locais, buscando novas formas de presença e testemunho. Ele vê nesse processo uma oportunidade para fortalecer a cooperação episcopal, impulsionar a pastoral inculturada e aprofundar a opção pela defesa da Casa Comum.
O Encontro dos Bispos da Amazônia será, assim, um marco para renovar o compromisso com a vida, os povos e o território, e para dar passos concretos rumo à implementação dos sonhos de Querida Amazônia, em chave de sinodalidade, fraternidade e missão compartilhada.