A Igreja amazónica no Equador promove o trabalho em rede para defender a vida e cuidar da Casa Comum

No coração da Amazónia equatoriana, representantes das jurisdições eclesiais de Sucumbíos, Napo, Puyo e Macas participaram num encontro de reflexão e coordenação com o objetivo de fortalecer o trabalho pastoral e social na região.

O encontro contou com a participação de Monsenhor Antonio Crameri, bispo do Vicariato Apostólico de Esmeraldas e presidente da Cáritas Nacional do Equador; Euclides Carrillo, secretário executivo da Cáritas Nacional; Monsenhor Cristóbal Kudławiec, bispo da Diocese de Daule; e Martín Muñoz, coordenador da Cáritas Espanhola.

O encontro permitiu partilhar as realidades, os desafios e as oportunidades que se vivem nos territórios amazónicos, reconhecendo a necessidade de continuar a criar espaços de encontro e colaboração entre as diferentes expressões da Igreja que acompanham as comunidades.

Fortalecer as redes para acompanhar a Amazónia

Um dos temas centrais do encontro foi a importância de fortalecer e reativar os processos da Rede Eclesial Pan-amazónica (REPAM), promovendo uma maior articulação entre as jurisdições e as organizações que trabalham no território.

Esta aposta visa consolidar espaços de escuta e trabalho conjunto que permitam responder de forma mais próxima às necessidades dos povos amazónicos, especialmente face aos desafios sociais, ambientais e pastorais que afetam a região.

Numa perspetiva de ecologia integral, o encontro reafirmou que o cuidado da Casa Comum está intimamente ligado à defesa da vida, à dignidade das comunidades e à proteção dos territórios.

O desporto como caminho para cuidar da Casa Comum

Durante o evento, foi também apresentada a III Competição Ciclística Voz do Upano 2026, uma iniciativa que procura promover a participação comunitária e o cuidado com o ambiente.

Neste contexto, foi feito um convite para participar no Desafio Laudato Si’, ligado à competição como uma proposta para sensibilizar para a responsabilidade partilhada de cuidar da criação através de ações concretas.

O desporto torna-se assim um espaço para nos encontrarmos, criarmos consciência e promovermos estilos de vida comprometidos com o cuidado da natureza.

Ouvir para caminharmos juntos

O encontro deixou como horizonte a necessidade de continuarmos a construir uma Igreja amazónica capaz de ouvir, articular e acompanhar as realidades concretas dos territórios.

A riqueza cultural, espiritual e ambiental da Amazónia interpela a Igreja a renovar as suas formas de presença e serviço, fortalecendo redes que permitam caminhar ao lado das comunidades e responder aos desafios a partir da solidariedade e da esperança.

Estes espaços de articulação ajudam a consolidar uma Igreja com rosto amazónico, empenhada na vida dos povos, na defesa da criação e na construção de caminhos de justiça e cuidado da Casa Comum.

Ouvir, partilhar e caminhar juntos: uma aposta numa Amazónia onde a vida, as comunidades e a criação sejam sempre defendidas e cuidadas.