Encontro de Bispos Delegados da CEAMA: Rumo ao Encontro de Bispos da Amazônia

Nesta quarta-feira, dia 2 de julho, foi realizada uma reunião com a bispos delegados à CEAMA das sete conferências episcopais que compõem a Amazônia, com o objetivo de revisar e consolidar os aspectos programáticos e organizativos de Encontro de Bispos da Amazônia, que ocorrerá a partir de 17 a 20 de agosto de 2025 em Bogotá.

O encontro foi coordenado por Dom Zenildo Lima (Vice-presidente da CEAMA e Presidente da Comissão Organizadora do Encontro dos Bispos) e Dom Eugenio Coter (Secretário da Comissão Organizadora do Encontro dos Bispos), juntamente com os bispos representantes do Brasil, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Peru, Equador e Antilhas.

Três chaves para o caminho amazônico

Durante o encontro, Dom Zenildo Lima, bispo brasileiro e presidente da Comissão Organizadora, compartilhou três elementos fundamentais que norteiam a preparação deste importante marco eclesial:

  1. Proximidade de igrejas locais: Um dos principais objetivos da CEAMA é fortalecer sua proximidade com as realidades concretas do território amazônico, fortalecendo os laços com as comunidades e Igrejas particulares que a compõem.
  2. Retomando o caminho do Sínodo da Amazônia:Quase seis anos depois do Sínodo e cinco anos depois Querida Amazônia, o Encontro busca revitalizar o processo sinodal no contexto de uma conferência eclesial, não a partir de uma lógica de institucionalidade, mas como geração de processos vivos das bases.
  3. Definir passos concretos para o caminho pastoral: Espera-se que o Encontro seja não só um espaço de reflexão, mas também fornecer pistas e decisões pastorais claras para o futuro da Igreja na região Pan-Amazônica.

Presença representativa e espírito sinodal

Participou desta reunião Dom Zenildo Lima (Bispo Auxiliar – Arquidiocese de Manaus, Brasil), Dom Neri José Tondello (Diocese de Juína – Brasil), Dom Omar Mejía (Arquidiocese de Florença, Colômbia), Dom Eugênio Coter( Vicariato Apostólico de Pando/Reyes, Bolívia), Dom Jonny Eduardo Reyes (Vicariato Apostólico de Puerto Ayacucho,Venezuela), Dom Francis Alleyne (Diocese de Georgetown, Guiana), Dom Martín Quijano (Vicariato Apostólico de Pucallpa, Peru), Dom Celmo Lazzari (Vicariato Apostólico de Napo, Equador), Cecília Barja, (Gerente do Encontro do Bispos, Bolívia), e Marcelo Lemos (Secretário Executivo de CEAMA, Colômbia/Brasil). 

Juntos, eles compartilharam as contribuições de seus territórios e reafirmaram a importância deste espaço como uma oportunidade de discernir comunitariamente o horizonte pastoral da Igreja amazônica, em comunhão com a trajetória da CEAMA e em sintonia com os sonhos de Querida Amazônia.

A CEAMA prepara-se assim para uma Reunião que terá lugar memória, discernimento e projeção: uma Igreja que continua a caminhar com o seu povo, atenta aos gritos da terra e aberta aos novos caminhos do Espírito.