Encontros aprofundam a elaboração das Prioridades Apostólicas Sinodais da CEAMA

Nos dias 2 e 3 de setembro, foi realizado virtualmente o encontro da Comissão que aprofunda a elaboração das prioridades apostólicas sinodais da CEAMA, que deu início ao plano de trabalho e à elaboração do Instrumentum Laboris, a ser apresentado na Assembleia Geral de 2026.

A comissão é composta por uma diversidade de vocações e ministérios: bispos, sacerdotes, religiosas, leigos e representantes dos povos originários, em um sinal da riqueza da sinodalidade na Amazônia.

Nesta primeira sessão:

  • Foi revisado o plano de trabalho da comissão.
  • Foram compartilhadas as principais mensagens do recente encontro de bispos, com atenção aos cenários concretos que interpelam a CEAMA.
  • Foi realizada uma primeira reflexão sobre o propósito e a identidade da Conferência.
  • Dialogou-se sobre uma primeira síntese da consulta que está sendo realizada nas Igrejas particulares da Amazônia, identificando possíveis prioridades pastorais para o próximo período.
  • Acordou-se continuar o processo com encontros virtuais durante o próximo mês com diferentes grupos da Amazônia (congregações religiosas, sacerdotes, mulheres, entre outros), e contempla-se a possibilidade de realizar encontros presenciais com povos originários e jovens.

O documento que a comissão está elaborando será apresentado com a orientação e aprovação da Presidência da CEAMA e, posteriormente, será revisado e enriquecido na próxima Assembleia, prevista para março de 2026, como parte de um amplo processo de discernimento, retroalimentação e construção coletiva.

A CEAMA dá assim um passo significativo em seu compromisso de responder aos clamores dos povos amazônicos, a partir de um caminho verdadeiramente sinodal, participativo e missionário.